A formação em Fisioterapia exige, além do domínio técnico-prático, o conhecimento básico em métodos complementares de diagnóstico por imagem, visto sua crescente relevância na prática clínica. A leitura e interpretação de exames como radiografias, tomografias e ressonâncias permite ao fisioterapeuta uma atuação mais integrada, segura e baseada em evidências.
O seminário tem como objetivo proporcionar aos estudantes de Fisioterapia uma formação complementar teórico-prática sobre diagnóstico por imagem, com ênfase na interpretação de exames de imagem e suas aplicações clínicas nas áreas ortopédica, respiratória e abdominal.
No primeiro dia (21/07), o foco será na compreensão e interpretação básica de exames de radiografia convencional (RC), tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética nuclear (RNM) aplicados à ortopedia e traumatologia, com exemplos clínicos integrativos. No segundo dia (22/07), a abordagem será voltada à análise de imagens da caixa torácica, pulmões, coração e estruturas abdominais, com ênfase nas correlações clínico- radiológicas no contexto da Fisioterapia cardiorrespiratória e visceral.