28/04/2025 17:38:29
Atualizado em 29/04/2025 15:01:00
Na última segunda-feira, 28 de abril, a equipe que compõe a Comissão de Segurança do Paciente do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) foi premiada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por ter alcançado o nível mais alto de conformidade aos indicadores da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente de 2024. A entrega ocorreu na Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ).
Durante a cerimônia, o HCTCO recebeu o prêmio e também um certificado emitido em conjunto com o Núcleo Estadual de Segurança do Paciente da Vigilância Sanitária (NSP VISA/RJ). “É muito gratificante receber esse prêmio e certificado, pois demonstra que estamos no caminho certo na excelência das práticas de segurança do paciente”, destacou Juliana Kisling Ventin, atual presidente da Comissão de Segurança do Paciente, do HCTCO.
HCTCO alcança 100% aos indicadores da Anvisa
A avaliação de excelência aos indicadores das práticas de segurança do paciente foi concedida pelo órgão regulador em fevereiro deste ano, mediante análise de critérios previamente estabelecidos.
De acordo com a própria Comissão de Segurança do Paciente, a análise segue um formulário enviado pela equipe do HCTCO. Este documento reúne uma série de fatores como notificação de incidentes relacionados à assistência pelo período de 10 a 12 meses; avaliação dos prontuários cirúrgicos; e lista de cirurgia segura devidamente preenchida, entre outros.
Seguindo as diretrizes da Anvisa, a avaliação é estabelecida em três grupos. Ela se divide da seguinte maneira: conformidade baixa (0% a 33%); conformidade média (34% a 66%); e conformidade alta (67% a 100%).
Como resultado, o HCTCO será divulgado no portal oficial da Anvisa, junto a outros hospitais bem avaliados, em uma lista de unidades hospitalares com alta conformidade às práticas de segurança do paciente.
Por: Raphael Branco