Alunos do curso de graduação em Biomedicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), possuem em sua grade curricular atividades de IETC (Integração Ensino-Trabalho-Comunidade) que possibilitam um aprendizado de mão dupla: da sala de aula à comunidade.
Acompanhados por professores do curso, alunos de diferentes períodos se organizam em grupos para o estudo de diferentes temas da área, elaboração e apresentação da atividade. Acompanhamos duas atividades IETC orientados pelos professores Leandro Oliveira, Claudia Motta, Alexandre Braga, Alexandre Pina e Marcel Vasconcellos.
Trabalho sobre ISTs
Uma das atividades IETC realizadas pelos alunos de Biomedicina aconteceu entre os dias 24 de fevereiro e 7 de abril, no Colégio Estadual Euclydes da Cunha e no Colégio Estadual Campos Salles. Nesta ocasião, os estudantes levaram as turmas dos colégios informações sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) como HPV, sífilis e outras.
O grupo da aluna do terceiro período, Ana Carolina de Oliveira Satoh, desenvolveu uma dinâmica de perguntas e respostas com premiação final ao estilo do programa de TV “Show do Milhão”.
“Essa atividade me chamou atenção pela forma criativa de ensinar um tema tão importante e, muitas vezes, tratado como tabu. Ver a reação do público e a interação gerada pelas dinâmicas me mostrou o quanto métodos educativos diferentes podem facilitar o aprendizado, transformar informações técnicas em conhecimento acessível e ainda quebrar preconceitos sobre doenças sexualmente transmissíveis”, contou ela.
Sobre a importância da atividade IETC
De acordo com a professora Claudia Motta, essa disciplina extensionista do Unifeso promove um impacto transformador tanto nos estudantes de graduação quanto na comunidade escolar envolvida.
Para ela, essa atividade faz com que os universitários apliquem diferentes áreas do conhecimento e enfrentem desafios que podem surgir no mundo do trabalho. “Para os graduandos, essa disciplina possibilita a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos durante o curso de formação, permitindo o desenvolvimento de habilidades em contextos reais. Simultaneamente, para os estudantes das escolas atendidas, o IETC representa uma oportunidade de acesso a conteúdos transversais, capazes de complementar o currículo escolar e enriquecer o aprendizado”, pontuou.
Por: Raphael Branco