29/04/2025 18:07:25
Aconteceu no campus sede do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), na última sexta-feira, 25 de abril, mais uma edição de “O Grande Acidente”. A atividade do curso de Medicina simula o resgate de pessoas feridas em estado de emergência, e contou com a participação de alunos veteranos, calouros, além de dublês e equipe de primeiros socorros da cidade.
Com o envolvimento de estudantes do primeiro período do curso, “O Grande Acidente” está ligado ao eixo e componente curricular da “Semiotécnica e Procedimentos Aplicados ao Cuidado com o Sujeito”, que acompanha os estudantes do primeiro ao oitavo período, no desenvolvimento de habilidade técnicas às práticas médicas.
Durante o evento, situações reais de trauma – encenadas por estudantes veteranos – são simuladas exigindo um primeiro atendimento, experiência essa que os universitários irão estudar e se aprofundar ao longo de todo o semestre de aulas. De acordo com a coordenadora da Semiotécnica, Carla Cunto, toda a simulação é gravada e posteriormente utilizada como material de análise e aprendizagem das técnicas abordadas, promovendo uma formação sólida com os primeiros passos do curso.
“Além de seu caráter pedagógico, a atividade é também um momento simbólico de acolhimento e integração. Estudantes do segundo período assumem o papel de vítimas e participam da organização, recepcionando os calouros com empatia e espírito colaborativo. É uma verdadeira experiência de boas-vindas, que une ensino, prática e vínculo entre gerações de futuros médicos”, disse ela.
De acordo com a professora de Medicina, Claudia Ribeiro, “aprender diante de situações que exija atitude faz com que os estudantes se motivem para a aquisição da habilidade técnica e o conhecimento teórico”.
Conscientização aos alunos
Antes do início da atividade em si, os alunos que participaram de “O Grande Acidente” assistiram a uma apresentação sobre dados relativos aos casos de acidentes de trânsito que ocorrem no país.
“Nosso intuito com essa dinâmica é alertar sobre possíveis consequências da ingestão de bebidas alcoólicas e o uso de automóveis. Também alertamos os colegas calouros com relação aos cuidados o uso de cintos de segurança, uso de aparelhos eletrônicos e outros fatores que tiram a atenção do motorista”, disse uma aluna durante a exibição de um filme sobre o tema.
Futuros médicos em ação
Chuva. Fumaça. Carros acidentados e pessoas feridas. Foi nesse cenário de caos que os estudantes de Medicina do primeiro período do Unifeso tiveram que entrar a fim de concluir com êxito a proposta da atividade. “Todos nós, que participamos do evento, nos preparamos muito e foi interessante demais fazer parte disso”, relatou a aluna do primeiro período, Laura Letícia.
Durante a prática de resgate das vítimas acidentadas, os alunos de Medicina presenciaram uma ação coordenada por equipe de dublês, que encenaram um atropelamento no pátio da universidade.
O acidentado foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Teresópolis.
“É importantíssima essa integração do serviço do SAMU com a universidade. Dessa forma, estamos colaborando com o Unifeso para mostrar aos alunos como é a realidade do pré-hospitalar a fim de criar um olhar diferenciado do serviço que atua nessas situações”, comentou o coordenador do SAMU de Teresópolis, Pablo Féo.
Por: Raphael Branco